quarta-feira, janeiro 11, 2006

Rousseau e Outros Cinco Inimigos da Liberdade

Rousseau e Outros Cinco Inimigos da Liberdade, ou Freedom and its Betrayal - Six Enemies of Human Liberty no original. é o mais recente livro de Isaiah Berlin lançado em Portugal. Nele se pode encontrar uma série de ensaios bastante digeríveis, sobre figuras como Hegel, Fichte, Rousseau, Saint-Simon ou De Maistre. Aqui fica um pequeno excerto:

Os homens podem ser divididos entre os que são a favor da vida e os que são contra ela. Entre aqueles que se lhe opõem, encontram-se indivíduos inteligentes, sensatos e perspicazes, demasiado magoados e desanimados com a imperfeição da espontaneidade, com a falta de ordem entre os seres humanos e que desejam viver as suas próprias vidas, não obedecendo a qualquer padrão comum. Entre eles encontra-se Maistre.No seu conjunto, não possui qualquer doutrina positiva e se tiver de escolher entre a liberdade e a morte, rejeita a liberdade.


[Paulo Ferreira]

1 comentário:

dermot disse...

Confesso que fiquei triste quando me deparei com o fim do Lusitano, mas realmente este novo blogue tem uma grande vantagem: os comentários :) Assim, finalmente, posso expressar o quanto gosto de vos visitar.