Foi recentemente anunciada a intenção do governo de criar o Sistema de Identificação Electrónica de Veículos (SIEV), que torna obrigatória a colocação de chips electrónicos nas matrículas de todos os veículos automóveis.
Estes chips, designados de Dispositivos Electrónicos de Matrícula, emitem um sinal (RFID), que é lido e identificado por leitores de vigilância presentes ao longo da estrada; permitindo a identificação de cada veículo que passa nas suas imediações.
Esta tecnologia dá duas capacidades aos serviços, estatais e privados, comissionados para operar o SIEV:
- controlar a circulação de automóveis nas vias sob monitorização, pela identificação de cada veículo;
- após detecção, fazer cobranças automáticas aos proprietários dos veículos pela circulação nessas vias.
As intenções do governo de levar a cabo este projecto implicam, para além de mais um gasto desnecessário do dinheiro dos contribuintes, uma ameaça às liberdades individuais dos cidadãos e uma afronta directa à privacidade de cada um.
Devido a este cenário, achámos que era altura de fazer alguma coisa. O resultado disso, curiosamente, surge hoje, com uma petição online que um grupo de amigos (no qual estou incluído) decidiu elaborar. Desta forma, convidava todos os que se opõem a este projecto a assinarem:
www.ipetitions.com/petition/siev
*um texto bastante mais extenso pode ser encontrado na morada acima, onde também será possível, aos interessados, subscrever a petição
2 comentários:
João, o link não funciona
Obrigado pelo aviso. Já fiz as alterações e o link já aí está. Parece-me estar resolvido.
Enviar um comentário