sábado, março 04, 2006

Quem tudo quer tudo perde

Costuma-se dizer que quem tudo quer tudo perde, que é a mesma coisa que se dizer que quem muito quer pouco tem. Pois é. Eu sou um desses desprezíveis indivíduos que muito querem mas que pouco têm. Infelizmente. Calculo que se não vivesse neste belo país, viveria num país onde seria possível a um indivíduo que pouco possui, ambicionar possuir mais. Mas não. Vivo no país ideal para a aplicação deste provérbio quase tão antigo como o vinho. Quem tudo quer tudo perde. É verdade. Já me dizia a minha avó que, nestas coisas da sorte e do azar, o melhor é andar-se sempre com os pés bem assentes na terra, não vá o diabo tecê-las. Mas a minha vida, mesmo que andasse com os pés bem assentes na terra, continuaria a ser a desgraça que é. Não tenho remédio. Ambiciono ter mais do que tenho, mas não o posso fazer. Estou proibido de o fazer. Em Portugal, pensa-se que desejar ter muito é para aqueles que não possuem escrúpulos ou vergonha. E talvez a coisa até se suceda dessa maneira. Talvez eu não tenha vergonha ou escrúpulos suficientes para ser um bom português.

[Paulo Ferreira]

2 comentários:

AT disse...

Oi Paulo,

Discordo muito de você.

Não sou português, sou brasileiro.

Mas primeiro cuidado com a escrita, foi muito dificil entender seu texto. Coloque mais parágrafos e conduza bem as ideias.

Não acredito no ditado quem tudo quer tudo perde, entendo ele como o fato de se querer mais do que se pode ter.

Quem não tem inteligeência, não pode querer estudar e trabalhar ao mesmo tempo, pois então levará boimba na faculdade e será demitido (perderá os dois), mas podemos sim conseguir muitas coisas desde que saibamos ser intelighentes para tal.

Anderson Gomes

Afim de discutir mais é so entrar em contato.

andersongomes125.blogspot.com

Anónimo disse...

Anderson,

Bem, antes de corrigir os erros no texto dos outros( até porque não se fazia necessário mostrar "os seus conhecimentos" de redação no comentário), seria bom aprender um pouco mais a usar as palavras corretamente. No seu caso:"Afim"(Afim de discutir mais é so entrar em contato). Dá uma lida nesse site ou numa gramática de sua preferência: http://duvidas.dicio.com.br/a-fim-ou-afim/

Jeane