quinta-feira, março 23, 2006

Estreias auspiciosas



Diz o Paulo que Deste Lado Onde é, talvez, o melhor livro de José Agostinho Baptista. A afirmação tem o seu quê de significativo, visto que, apesar de eu não concordar com a extensão do elogio, tenho de fazer a minha vénia ao livro. Mais não seja por ser, se não me engano, o primeiro livro publicado do autor. Se todos os livros de «estreia» fossem como Deste Lado Onde, Portugal estaria ainda mais rico em poetas. Mas há outros livros impressionantes de Agostinho Baptista, como Agora e na Hora da Nossa Morte ou, o meu preferido, Anjos Caídos. Por exemplo, neste último, é salutar a leitura e releitura de alguns versos (embora não seja um hábito meu), como no poema quase-contínuo Cicatrizes:

Ao leres este livro,
ao chegares a esta página,
reconhecerás a cicatriz,
o sangue na face em ruínas,
escurecendo as feridas do amor,
escurecendo o perfil de um homem,
o seu coração perdido nos prados da desolação,
no alarme dos sinos que, mais uma vez,
nos templos da idade profunda,
dobram pelos cisnes parados,
pela jovem palidez dos dedos,
quando viver é apenas uma vertigem ardente,
o incêndio dos celeiros,
do feno e do cereal maduro.


[João Carlos Silva]

Sem comentários: