sexta-feira, março 21, 2008

Willy Wonka



Charlie and the Chocolate Factory, realizado em 2005 por Tim Burton, não é um mau filme. Aliás, Burton é um dos meus realizadores preferidos (revi, recentemente, Big Fish e este continua a ter a mesma magia de sempre) e o filme encaixa-se bem no seu percurso. No entanto, passei a ver a história de Roald Dahl com outros olhos depois de ter visto, na semana passada, o anterior filme sobre Willy Wonka e a sua fábrica de confeitaria.

Em 1971, Mel Stuart trouxe-nos uma visão sobre os pirralhos que visitam a fábrica de Wonka e desta visão brotou uma grande obra da Sétima Arte. Willy Wonka & the Chocolate Factory é um mimo. Não tem certos elementos inculcados por Tim Burton: não há uma simpatia pelas personagens trágicas nem uma caricatura geral destas e do ambiente; não há os recursos visuais que estão disponíveis em 2005; não há a deriva de argumento que se nota um pouco na «versão» de Burton; e, sobretudo, não há um Willy Wonka (à la Johnny Depp) com ar de pervertido sexual, a pedir uma maquilhagem como a dos Kiss.

No Wonka de 1971, a moral impera. As crianças são, de facto, pirralhos irremediáveis na sua maioria, e Mel Stuart faz questão de o afirmar, em letras bem gordas nas partes mais musicais, apontando os dedos aos pais que estragaram a personalidade aos filhos. Mel Stuart tem mesmo uma palavra a dizer sobre as crianças que não pegam em livros, e isto, em televisão, é um tesouro. Gene Wilder tem uma excelente interpretação de um Willy Wonka menos absorvido na sua loucura mas mais cínico, com mais maldade e ironia. Para minha surpresa, Willy Wonka & the Chocolate Factory, de Mel Stuart, é um excelente filme. Para quem não viu, devo aconselhar a vê-lo. Se já viu o de Tim Burton e não gostou, não se rale: dê uma chance a esta versão e vai ver que se pode surpreender. Foi o que aconteceu comigo.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Johnny Depp representa como o mandam representar...e por sua vez representa muito bem, caso contrário nunca teria sido nomeado para os óscares e nunca teria ganho um globo de ouro!
ah, e já agora, o Johnny Depp não interpretou a verdadeira história de Willy Wonka, mas sim a de Charlie..há uma ligeira diferença, sim?

Anónimo disse...

Na minha opinião, eu conordo com a pessoa anónima acima subscrita.
Na maioria os homens criticam negativamente o johnny Depp devido ao seu grande sucesso, à sua grande beleza, sua grande posse e seu grande respeito.
com isto posso concluir que comentários de pessoas mal informadas e invejosas irão continuar a aparecer, pois o actor johnny depp irá concerteza continuar o actor e homem excelente que é ...