quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Relíquias perdidas

Num alfarrabista, abro um livro e cai-me isto no chão:



Gostava era de saber se este Calhambeque - bar / boite / discotheques / mini-drugstore / beat club - era um conhecido local de leitura de Lisboa nos seus tempos. Provavelmente era. Ou isso ou uma espécie de Conferências do Casino actualizadas para os seventies.

NOTA - na parte de trás do folheto, um mapa e informações detalhadas sobre o prodigioso local, das quais destaco a versão francesa: «Au coeur même de la ville nouvelle - le Areeiro (repare-se como a parte hoje mais batida era então novinha em folha) - on trouve la plus moderne boite de la capitale (não há havia quem a batesse, com novo destaque para a novidade, muito em voga, termo muito revolucionário). Une soigneuse sélection des plus modernes albums (em português destaca-se como sendo a melhor, em inglês como sendo uma very good choice, mas para com o visitante francês há que ser mais honesto: uma escolha criteriosa, vá lá). Ouvert tous les soirs de 22h. à 3h (antes do recolher obrigatório).»

[João Carlos Silva]

1 comentário:

carlinhos disse...

... tratava-se essencialmente de um local, (cave), para dançar, que iniciou com o nome "Calhambeque", com um decoração mais clássica e que muito mais tarde passou a "Beat Club", então já com uma decoração arrojada e muito "à frente" para a época ... uma "Boite", passe o francesismo, como na altura eram chamados estas "casas", hoje apelidadas de "discotecas"...efectivamente enquanto "Calhambeque", existia também um espaço a nivel da rua, que tinha uma pista de carros eléctricos à escala, normalmente copias dos prototipos das 24h de Le Mans, (Ford GT 40, Lola, etc), muito em voga nos anos 70, onde se faziam corridas ... do outro lado também existia um "DrugStore" com 1/2 duzia de lojas, que era por assim dizer um antecessor "mini-mini-mini" dos actuais espaços Comerciais ...