segunda-feira, abril 02, 2007

Métodos velhos

A ler, o editorial do Expresso deste fim-de-semana, sobre o rapto dos militares britânicos pelo Irão. Ficam aqui alguns excertos (com sublinhados meus):

«(...) Após acusações mútuas, os iranianos decidiram divulgar imagens dos prisioneiros. Entre essas imagens a da militar de Sua Majestade a papaguear um texto escrito pelos seus captores, segundo o qual confessava ter entrado ilegalmente no Irão e dizia ter sido magnificamente tratada (ela e os seus camaradas de armas) pelos carcereiros.

A óbvia violação da Convenção de Genebra, que proíbe o uso de prisioneiros para estes fins, parece nada dizer ao regime de Teerão. (...) Como lidar com este tipo de regimes, com este tipo de dirigentes?

A guerra desastrada no Iraque acabou por dar uma resposta pragmática a uma das hipóteses: a intervenção militar não só não resulta como pode ser nociva. Porém, por muito que isto se proclame e repita até à exaustão, em nada resolve o problema. Há um claro desfasamento entre a linguagem, os códigos morais e o respeito pela vida e dignidade da pessoa com aquela parte do mundo. Que se torna gritante numa sociedade globalizada.

E o pior é que ninguém parece saber qual a melhor resposta do Ocidente para se defender destes ataques.
»

[João Carlos Silva]

Sem comentários: