quarta-feira, julho 04, 2007

Henrique Viana



Morreu Henrique Viana (1936-2007). Para muitos (frequentadores de teatro) será um actor dramático incontornável, muito requisitado. Para outros, um comediante mais popular. Para mim não. Para mim foi muito mais. Logo quando era novo, viciei-me no Henrique Viana e no Miguel Guilherme quando os dois fizeram, em 1993, a série Sozinhos em Casa. Depois, entre outras séries de televisão, lembro-me de o ver muito bem como Pina Manique, a mostrar que é mais do que um comediante. Pessoalmente, acho que era um excelente actor. Sabia, é claro, invocar as piadas realmente castiças, realmente portuguesas, mas isso não fazia dele um comediante de segunda. Muito pelo contrário, acho que o fazia com estilo. Mesmo quando fez Os Imparáveis, na televisão, devo confessar que foi ele que fez da série, na minha casa, uma série de culto. Isso está tudo gravado, está tudo para a posteridade. Mas o Henrique Viana já não está. Rir-me-ei menos da vida a partir de hoje.

[João Carlos Silva]

Sem comentários: