segunda-feira, junho 04, 2007

Três notas


Sam Shepard

- Faz cada vez mais sentido ler Sam Shepard. A primeira vez que tive contacto com algo do autor foi em Paris, Texas, um brilhante filme realizado por Win Wenders. Depois disso, li O Grande Sonho do Paraíso, Atravessando o Paraíso e, hoje de manhã, Loucos Por Amor (teatro). Para além de gostar do mundo dos cowboys másculos, brutos e suados, que fazem do amor uma prova de virilidade, aprecio as descrições das terras, aprecio as bestas do Texas, aprecio o pessoal que masca tabaco. Não menos importante é a sempre ausente-presente figura do pai. Em quase todas as estórias, há um pai que fez asneiras durante a sua vida, que nunca tratou bem o filho, mas que, mesmo assim, não deixa de aparecer no pensamento da «criança». Gosto dessas coisas.

- Não me apetece voltar a ler José Saramago nas próximas semanas. Gostei de As Intermitências da Morte, gostei do Evangelho Segundo Jesus Cristo, gostei do Memorial do Convento, gostei de O Ano da Morte de Ricardo Reis, adorei o Ensaio Sobre a Cegueira. Foi uma maçada ler Ensaio Sobre a Lucidez. Para além de considerar que o «objectivo» político da obra, apesar de ser louvável (porque pertence ao domínio da desilusão e do pessimismo), peca por não ter qualquer tipo de conteúdo (o voto em branco, blá, blá, etc.), penso que a ideia de pegar na «cegueira branca» do Ensaio sobre a Cegueira e desenvolver um fim de narrativa que fosse uma espécie de desenvolvimento desse mesmo livro, tornou a acção um tanto ou quanto parada. Aborrecida.

- Luto Pela Felicidade dos Portugueses é um livro de crónicas engraçado. Mas, definitivamente, Rui Zink não é o Miguel Esteves Cardoso dos lavagantes e da vodka diária.

[Paulo Ferreira]

1 comentário:

Anónimo disse...

Também já li os contos do Grande Sonho.., infelizmente é um autor um bocado desconsiderado entre nós.

Sim realmente chega de Saramago, apenas porque há outras coisas para ler e não gosto de regressar sempre ao mesmo autor. Mas gosto muito de Saramago disso não há dúvida. Quando voltares a ele lê a Jangada de Pedra.