sexta-feira, janeiro 11, 2008

Eraserhead



Eraserhead: o filme mais irritante de David Lynch. Desde Lost Highway que a minha opinião acerca de Lynch, e sobretudo acerca dos que idolatram Lynch, não descia tanto. Claro que The Elephant Man é um dos meus filmes favoritos. Claro que Dune tem a qualidade e nostalgia da ficção científica que eu adorava enquanto menino. Claro que The Straight Story é um filme muito bonito (bonito é a palavra certa, e olhem que é uma palavra que muito honro e protejo no mundo do cinema). Mas nada disto retira a Eraserhead a categoria de filme sobrevalorizado da qual eu definitivamente não recuo.

O único ponto positivo deste filme é Henry, a personagem principal insone e tensa, peculiar, facilmente comparável com o próprio Lynch. Mas, em geral, Eraserhead é confuso, barulhento e irritante. Sons de fábrica, apitos, guinchos, cenas oníricas mais parecidas com tripes de heroína. Para mim, ir vê-lo ao cinema foi mesmo uma má experiência. Dizer que fiquei desiludido é até muito simpático para com Lynch, porque não deixo de gostar bastante de outros filmes do homem.

3 comentários:

hmbf disse...

«Eraserhead» foi o primeiro filme de David Lynch. Vi-o vezes sem conta numa velha edição VHS que ainda tenho cá por casa. É um dos melhores primeiros fimes de sempre.

João Carlos Santana da Silva disse...

Continuo a achá-lo «Eraserhead» mesmo muito sobrevalorizado. Dá para respeitar o filme enquanto original no seu tempo, mas não para vê-lo com grande prazer. É um filme cansativo. Em termos de primeiros filmes, Wes Anderson ou os primeiros westerns de Clint Eastwood surgem-me logo à memória com melhores experiências.
Um abraço.

quETzalcoatl disse...

ponto um não é o primeiro filme dele, ponto dois aconselho-te a ler um pouco sobre ele, porque o filme não passa duma metáfora gigante e muito dolorosa que sucedeu na vida do lynch... pa kem não gosta de surrealismos aconselho-te um realizador chamado alejandro jodorowsky, dps falamus...


www.motoratasdemarte.blogspot.com