quinta-feira, outubro 16, 2008

Before the Devil knows you're dead



Sidney Lumet (por quem nutro especial estima) voltou, finalmente, às bases do seu cinema com o excelente Before The Devil Knows You're Dead. Juntando-lhe os ingredientes de um bom film noir (acho que não é apenas a minha obsessão com Fargo que fez com que me lembrasse do filme dos Coen o tempo todo), da vulnerabilidade trágica do Sonny (Al Pacino) de Dog Day Afternoon, do delírio psicótico de Sal (John Cazale) no mesmo filme, da terrível hubris da tragédia grega, de Sófocles e, claro, do inegável saber técnico de um mestre do cinema como Lumet temos um filme que é uma lição de como realizar um filme.

Podia, de facto, ser melhor. Podia ser um filme imaculado. Mas falta ali um pequenino nada, que não sei explicar o quê, que poderia dar o estatuto de perfeição à película. Ainda assim, resultou num momento inesquecível de cinema, que conta, igualmente, com quatro actores dirigidos de forma magistral: Ethan Hawke (uma convincente fragilidade), Philip Seymour Hofman (e o seu domínio da imprevisibilidade da personagem), Albert Finney (uma confiança e uma energia admiráveis) e Marisa Tomei (transpirando sedução por todos os poros). Um dos candidatos aos Óscares. Um dos meus favoritos do ano, pelo menos.

2 comentários:

Anónimo disse...

vou tentar ver.

abraço, colega.

João Carlos Santana da Silva disse...

É um bom investimento, na minha opinião.

Abraço.